PROFESSOR
JEAN ALVES CABRAL

Naturologista Clínico, Teólogo, Pedagogo e Gestor em Terapias Naturais.

IDENTIFICAÇÃO

Sou Jean Alves Cabral, brasileiro, carioca, 21/09/1968, casado, residente e domiciliado na atualidade em Caruaru, Pernambuco (Brasil), sou formado Naturologista Aplicado pelo Instituto Vida Natural (Asunción, PY - 2004); Ministro de Culto pelo Instituto Vida Natural (Asunción, PY - 2004), possuo a Licenciatura Plena em Pedagogia pelo IESM (Timon, MA, BRA - 2015); Gestor em Terapias Naturais pela FADIRE (Santa Cruz do Capibaribe, PE, BRA - 2013); Doutor em Naturopatia Científica pelo Instituto Vida Natural (Asunción, PY - 2010).

Desde 1997 atuo com Naturopatia Científica que posteriormente passei a denominar, numa definição acadêmica fruto de minhas pesquisas e codificação de "Naturologia Clínica". Minhas atividades no período atual de atualização deste espaço de informação que vai de Maio/2020 até Dezembro/2021 são, como Professor e Coordenador do Curso de Especialização em Terapias Naturais do Instituto Superior de Educação do CECAP com Sede em Brasília (DF, BRA), no meu Consultório Particular, como Pastor membro da Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil e, como Estudante da (1) Licenciatura em História pela UNICESUMAR, (2) Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade UniBF, (3) Mestrado em Medicina Biológica Naturista pela FUNIBER/Universidade Europeia do Atlântico (Santander - Espanha); (4) Bacharelado em Administração pela Universidade Cruzeiro do Sul.

EDUCANDO EM TERAPIAS NATURAIS

A Naturologia Clínica é definida como o Estudo (logia) da Natureza (Naturo) para aplicação Terapêutica (Clínica). Em seu bojo constitutivo temos filosofia, ciência, técnica, tradição, arte, ecologia, ética e mercado de trabalho; servi-mo-nos da plataforma divinamente legada à espécie humana nas potências do ar, água, terra, luz, alimento natural, jejum, plantas, repouso, exercícios físicos, artes, trabalho, diálogo, família, fé em Deus, meditação e oração como ferramentas de terapêutica.

O Ministério da Saúde do Brasil, através da Portaria nº 849/2017 consagrou o devido reconhecimento da "Naturopatia Científica" que, torna-se por este ato, necessária nos Postos de Saúde do SUS em todas as Cidades Brasileiras e, exatamente aí está o enorme desafio que corresponde à educação naturológica/naturopática para atender uma demanda de 210 milhões de seres humanos que podem encontrar na Atenção Básica de Saúde perfeitamente representada na Naturologia Clínica, o lenitivo para as durezas com enfermidades abordadas de forma Holístico-Cristã.

Minha atuação principal é como Professor e Clínico, tenho bem definido e delineado em minha carreira e história, a iniciativa de atender às pessoas com o melhor da minha Humanidade na confiança da promessa divina que diz: "Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara. (Êxodo 15:26)".


MINHA KEYLA

Há uma passagem nas Escrituras que diz o seguinte: "Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor" (Provérbios 18:22); em qualquer dicionário a palavra "benevolência" significa literalmente que há "bondade de ânimo para com algo ou alguém; ou que alguém usou de magnanimidade (para com os que estão sob orientação ou comando); complacência, transigência; no sentido divino é bondade divina".

Não tenho qualquer dificuldade em admitir, confessar, expressar e definir-me como um pecador absolutamente dependente da benevolência do Senhor e, estou absolutamente cônscio da ordem divina que me determina: "Tu, pois, converte-te a teu Deus; guarda a benevolência e o juízo, e em teu Deus espera sempre" (Oseias 12:6).

No sentido divino, fui agraciado com a bondade divina; um dos sinais disto está exatamente na vida de Keyla sobre a minha! Nisto eu tenho a convicção de que o Senhor, em Sua benevolência me honra, permitindo que ela seja uma luz em minha alma, nos dias de minha peregrinação. Gratidão!


POLÍTICA

Tenho defendido em diversos cenários uma posição no sentido de firmar-me como:

(1) Liberal econômico porque todas as outras liberdades dependem desta base;

(2) Conservador cristão-evangélico porque além de ser conectado ao mundo evangélico, creio em Cristo e nas Sagradas Escrituras;

(3) Pragmático-utilitarista em muitos aspectos e nesta perspectiva construo meus raciocínios em 'caixas mentais' que exigem 'realismo' efetivo;

(4) Fiel ao sentido de Brasilidade, que impõe uma imagem construtiva do Brasil, nesta terra onde nasci e tive meus filhos e meus netos nasceram, é a terra onde meus ancestrais constituíram família e estão sepultados, e onde pretendo estar quando o Eterno reunir-me com eles quando chegar o devido momento escatológico.

Por "político" quero definir objetivamente que sou, desde 09/04/2018, membro do Partido Social Liberal - PSL - e, tornei-me ligado à este Partido por conta da proposta do então candidato à Presidência da República, Jair Messias Bolsonaro e, de modo muito especial, ao Projeto denominado "Caminho da Prosperidade" que tem a participação de muitos técnicos, sendo o principal, para mim, o Ministro da Economia Dr. Paulo Guedes.

Acompanho as demandas da política nacional e penso como um liberal econômico que gostaria de ver menos Estado e mais vida livre e liberdade econômica, sem perder de cena o compromisso pastoral, clínico, educacional e político que tenho como um seixo de posicionamentos que se completam para um bem maior. Que Deus me ajude!

O sentido da vida só pode ser encontrado quando percebemos a razão pela qual Deus nos colocou neste Mundo e ela se revela, para mim, na sentença que diz o seguinte: "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas" (Efésios 2:10).

Prof. Dr. Pr. Jean Alves Cabral