Educação

Meus Grandes Desafios
03. NATUROLOGIA CLÍNICA
04. NATUROLOGIA CLÍNICA

EDUCANDO EM TERAPIAS NATURAIS

Antes de qualquer exposição, quero sugerir que clique na imagem ao lado e visite nosso Site sobre Naturologia Clínica.

A Naturologia Clínica é definida como o Estudo (logia) da Natureza (Naturo) para aplicação Terapêutica (Clínica). Em seu bojo constitutivo temos filosofia, ciência, técnica, tradição, arte, ecologia, ética e mercado de trabalho; servimo-nos da plataforma divinamente legada à espécie humana nas potências do ar, água, terra, luz, alimento natural, plantas, exercícios físicos, repouso, artes, diálogo, família e adoração, como ferramentas de terapêutica.

O Ministério da Saúde do Brasil, através da Portaria nº 849/2017 consagrou o devido reconhecimento da "Naturopatia Científica" que, torna-se por este ato, necessária nos Postos de Saúde do SUS em todas as Cidades Brasileiras e, exatamente aí está o enorme desafio que corresponde à educação naturológica/naturopática para atender uma demanda de 210 milhões de seres humanos, que podem encontrar na Atenção Básica de Saúde perfeitamente representada na Naturologia Clínica, o lenitivo para as durezas com enfermidades abordadas de forma Holístico-Cristã.

Toda minha atuação nas quatro áreas de confluência profissional (professor, naturologista, pastor e gestor), envolve a abordagem cristã essencial que está revelada em 1ª Coríntios 3:16-17 que define o ser humano como um "Santuário de Deus", que deve ser mantido na mais exata "pureza e saudável" como se verifica em Romanos 12:1-2. Não há tergiversação aqui, é um dogma inegociável do meu trabalho. Manter-me fiel nesta direção é o que há de mais difícil em tudo que procuro fazer, mas é, ao mesmo tempo, um propósito ou significado existencial.

Minha atuação principal é como Professor e Clínico; mas, tenho bem definido e delineado em minha carreira e história, a iniciativa de atender às pessoas com o melhor da minha Humanidade na confiança da promessa divina que diz: "Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara."(Êxodo 15:26).

O sucesso do trabalho até aqui realizado nesta área (educativa), trouxe-me algumas conquistas que celebro, diante de Deus, porque representa o êxito do que eu me propus e me proponho realizar. O registro de minha posse na Cadeira nº 48 na ABRASCI - Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura - é, entre outras realizações, um marco importante para mim e pode ser visto neste link aqui: https://professorjean.com/academico-jean-alves-cabral/

Mas, preciso registrar o que entendo por sucesso. Muita coisa têm sido escrita sobre sucesso, porém, para mim, significa, exatamente: a realização de uma tarefa que me propus realizar, como objeto de minha razão de existir. Na Palavra de Deus está escrito o seguinte: "De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino." (Romanos 12:6-7) - então, pus-me a refletir no que isto significa exatamente e, como encontrar "paz psíquica" no que demandei realizar; e digo "paz psíquica" porque vivemos numa Sociedade onde o "sucesso" é medido por "bens materiais e dinheiro" e, o texto bíblico me manda "ser dedicado ao ensino" e não dedicado "a ficar rico"; de sorte que "até dinheiro" eu com certeza terei acesso. Então, cheguei à uma conclusão: "minha missão é a de instruir UMA ÚNICA pessoa, se a sala tiver 500, eu pensarei que CADA UMA é minha tarefa prioritária e, desta forma, vendo que MEU ENSINO FOI PERCEBIDO, por cada uma delas, eu tive verdadeiro sucesso diante de Deus; que é o ÚNICO à Quem eu devo prestar satisfação e, nisto surge minha dita "paz psíquica" no assunto "sucesso".