Senso de Direcao

“Irmãos, quanto a mim… uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim.” (Filipenses 3:13,14).

Milhões de pessoas passam pela vida como ébrios mentais. Não podemos ser trágicos, negativos e fúnebres é verdade, mas, há pessoas cuja mente passa demasiado tempo no campo da conversa frívola, das tolices e das coisas mundanas. Outras vivem atrás de ídolos diversos, cheias de fantasias e novelas. Há os que apreciam mágoas e lembranças ruins. Há também os dispersivos intelectuais, que apreciam filosofias vãs e céticas e são cheios de críticas e hipocrisias e dizem que a doutrina bíblica bem definida e segura é posição fundamentalista religiosa.

Desde que perdi a convivência com meus filhos em Agosto/2002, entendi que não seria possível seguir adiante sem estabelecer uma estrutura construtiva de psique pessoal. Porque eu é que sei o quanto a perda simultânea de quatro pessoas custa na alma.

Aprendi sofrendo que a nossa mente deve ser exercitada em contemplar o alvo de Deus de uma vida interior com qualidade, sem permitir que qualquer tipo de afetação externa nos magoe ao ponto de perdermos a serenidade psíquica. Este é o único meio pelo qual podemos ser elevados do que é apenas terreno e comum, para uma posição de visão espiritual equilibrada.

O apóstolo Paulo explica como lidar com este tipo de problema emocional:

Pelo que também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da Sua vocação, e cumpra todo o desejo da Sua bondade e a obra da fé com poder; para que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nEle, segundo a graça de nosso Deus. Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor e pela nossa reunião com Ele, que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por epístola, quer por palavra, quer por espírito” (2.º Tessalonicenses 1:11,12).

O maior pensamento que pode ocupar a mente humana é o da soberana vocação de Deus em Cristo. Para que isto aconteça não podemos nos mover facilmente em nosso modo de pensar, nem nos perturbar, mas ter um claro senso de direção, pondo esta vocação no centro de nossos pensamentos e na base de todos os nossos planos.

A nossa vocação e nosso claro senso de direção na vida deve ser a “nossa reunião permanente com Cristo’”. Estar agora com Cristo, estar sempre com Ele; eis a chave para não repetirmos os erros que nos magoaram no passado. E isto começa assim: “esquecendo-me das coisas que atrás ficam”. E realmente ninguém pode fazer voltar o dia de ontem!

Resposta