O Que é Naturologia Clínica?

Category : Artigos

Meus caros amigos,

Vamos falar de Naturologia Clínica – na acepção clínica do termo?

“Naturo” = Natureza

“Logia” = Estudo

“Clínica” = Terapêutica

A Naturologia Clínica se define, portanto, como “o Estudo da Natureza para a devida aplicação Terapêutica”.Ela se serve de 12 potências da Natureza para fazê-lo:

  • Ar (técnicas de respiração)
  • Água (natural, em banhos especiais)
  • Terra (argilas de 15 tipos já conhecidos)
  • Luz (calor) – equipamento de cromoterapia ou sol natural
  • Alimento natural
  • Plantas (ervas, algas, folhas, raízes, cascas, brotos, flores – in natura, em forma de tintura, em tisanas, em compostos, em cápsulas, usa-se óleos naturais, essências de diversos tipos, bem como na própria alimentação)
  • Toque (massoterapia, quiropraxia)
  • Exercício Físico – que é estudado por nós de forma preventiva, desde a importância dos alongamentos, da preservação do biótipo natural com o melhor de sua performance (ectomorfo, endomorfo, mesomorfo), construindo uma dinâmica que seja capaz de proteger o corpo e mantê-lo dentro do equilíbrio de movimento e repouso (equilíbrio cinesiológico)
  • Repouso – técnicas de melhora do sono onde passamos 1/3 da vida
  • Artes (há cerca de 12 tipos de técnicas de arteterapia)
  • Diálogo – construção do pensamento maiêutico, noético, pragmático e utilitarista focado nos grandes valores da vida onde, o objetivo de se relacionar é edificar a benção na vida dos outros e, desta experiência, ser abençoado. “Aquilo que você envia, volta para você!”
  • Comunhão com Deus – busca pela percepção da própria finalidade existencial e dos motivos pelos quais existimos e a compreensão da naturalidade da morte e suas consequências. Tanatologia e Maiêutica, Noética, Estudo do Evangelho.

Para lidar com esta condição, criamos a Doutrina da Evolução da Enfermidade, que nos permite entender a Doutrina da Cura Dinâmica que, em seu substrato conclusivo, nos permite entender porque a nossa plataforma de tratamento deve seguir UM PROTOCOLO CLÍNICO – que não pode ser desfeito, porque ele está sujeito às Leis Naturais e à um circuito que é restaurado chamado Homeostasia.

Este PROTOCOLO demanda que sempre haja 4 momentos no tratamento, com maior ou menor intensidade, dependendo de cada caso:

  • Cronobiograma
  • Alimentação Vitalista com Água e Produtos Naturais
  • Produtos de Apoio que podem ser da esfera das “Plantas” (veja acima a indicação), mas também podem ser Apiterápicos (derivados das abelhas), Complementos Alimentares Especiais, e ainda Minerais (carvão vegetal, cloreto de magnésio, por exemplo).
  • Terapias de Apoio – que são todas que estão na lista acima, excetuando-se as que já estão citadas no item 2 e 3 deste PROTOCOLO.

Um Naturologista Clínico é alguém que deve entender isto aqui de modo bem claro!

O caminho para compreender estas coisas é apenas um: estudar!

Estudar o quê?

Além das disciplinas naturalmente compostas destes temas aqui já identificados, há uma SENSIBILIDADE PESSOAL que só pode ser desenvolvida num VERDADEIRO TERAPEUTA quando este SE VÊ COMO INSTRUMENTO DE VIDA, DE RESTAURAÇÃO, DE UMA PRESENÇA DE DEUS, DE UMA OPORTUNIDADE PARA ALIVIAR O SOFRIMENTO DAS PESSOAS QUE O PROCURAM – e … se me permitem: não esperamos que elas nos procurem, bolamos maneiras delas perceberem que estamos aqui!

A luz da vida de Deus paira sobre a vida do verdadeiro Naturologista Clínico!

O Santuário da vida humana (1ª Coríntios 3:16-17; Romanos 12:1-3) é a nossa prioridade! Vivemos para servir às vidas das pessoas em toda parte e encontrar nelas o que de Deus ainda está guardado e precisa vir à luz! E a única maneira disto funcionar é promovendo saúde plena, “vida em abundância” (João 10:10).

Sua visão em meu Ministério, em meu Curso é a de que cada um de nós tem que perseguir a ideia de que “todo aquele que diz estar em Cristo deve andar como Ele andou” (1ª João 2:6).

Ele andava pelo mundo conforme revelam as Escrituras “ensinando, pregando, curando e fazendo o bem” (Mateus 4:23; 9:35; Atos 10:38) e, nossa vida flui nesta direção, porque o Naturologista Clínico – que verdadeiramente abraçou a sua profissão, a sua missão, a sua vocação e se lembra de seu voto feito no dia da formatura sabe que a sua razão a partir deste dia em diante é a de “cumprir, nos dias que ainda tiver neste mundo, a tarefa de iluminar a vida das pessoas com a sua mesmo!”

Nisto está o espírito da Naturologia Clínica que ensino há 20 anos!

Muitos alunos vieram, muitos estão e muitos virão – até que eu possa dizer, na hora em que for chamado desta vida: “cumpri minha missão e tentei semear o máximo de vida quanto a minha vida conseguiu exprimir e revelar!”

Que Deus nos ilumine e guarde!

Prof. Dr. Jean Alves Cabral

(www.professorjean.com)

 

 

 

 

 


Leave a Reply

Pesquise no Site

Meu Consultório de Naturologia

“Sob circunstâncias especiais atendemos consultas na área de Naturologia Clínica. Atualmente minha agenda tem sido dividida com as outras áreas que divulgo no Site. Mas clique na foto e veja se posso lhe ajudar.”

Curso de Formação de Terapeutas Naturistas

“Você gostaria de ser um Terapeuta Naturista? Ou tem interesse em cuidar melhor de sua saúde para ter maior qualidade de vida? Conheça nosso Curso de Naturologia Clínica 100% Online ou as Unidades Presenciais onde Atuamos ligados a uma Faculdade. CLIQUE NA FOTO.” CLIQUE NA FOTO

Inclusão Educacional Superior!

“Conheça nosso Site sobre Inclusão Educacional Superior. Uma iniciativa para a justa promoção da dignidade da educação superior.” CLIQUE NA FOTO

Minhas Percepções Espirituais!

“Em minha carreira pessoal (não profissional) a conexão com o mundo teológico cristão sempre foi muito forte. Meu relacionamento com Cristo é desde os 13 anos. Neste espaço, exponho entendimentos, crenças e compromissos espirituais.” CLIQUE NA FOTO

Minha Posição Política!

“Sou um Liberal-Democrata. Isto significa que entendo o Mundo objetivamente como um lugar onde quatro palavras devem ser prioridade: liberdade, igualdade, inovação (científica / tecnológica) e empreendedorismo. Não acredito em nada além disto para o cenário político construtivo. Clique na foto.”

Vídeos