Ética na Vida – Perspectiva Cristã.

Category : Artigos

Ética da Vida – Perspectiva Cristã.

Recentemente em um diálogo com um de meus ex-alunos, tratamos da questão de que cada um de nós deve seguir seu próprio caminho, como bem o diz a Palavra de Deus em Romanos 14:12: “de modo que cada um de nós dará conta de si mesmo diante de Deus”.

Em Jó 17:9 está escrito que “o justo seguirá o seu caminho firmemente, e o puro de mãos irá crescendo em força”. Bem sabemos que “o justo” aqui é aquela pessoa que crê (Romanos 10:9) que a vida perfeita de Cristo é imputada ou creditada em seu favor e a sua vida pecaminosa é colocada sobre o Filho de Deus (2ª Coríntios 5:18-21) e, por esta crença, se vê, confia e acredita de todas as suas mais profundas forças que está em paz com Deus (Romanos 5:1; 8:1; Efésios 2:8-10).

Assim, o justo é uma pessoa que tem uma intenção profunda em sua alma em crer em Deus como seu justificador! Aquele que perdoa!

Deseja promover a seguinte ética em relação a si próprio: “Porque, segundo a obra do homem, Ele oferece uma paga; e faz a cada um segundo o seu caminho” (Jó 34:11).

Efetivamente, se a pessoa tem uma intenção decente e está harmonizada com o princípio declarado no significado do que vem a ser um “justo”, a sentença deverá ser esta: “Aquele que ordena bem o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus” (Salmo 50:23); ou seja, “Os passos de um homem íntegro são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho” (Salmo 37:23), e, Os retos fazem o seu caminho quando se desviam do mal; o que guarda o seu caminho assim preserva a sua alma” (Provérbios 16:17).

Esta história de “caminho” é fortíssima na Bíblia, de sorte que devemos pensar nela por um instante, porque a nossa vida está em um caminho e vivemos uma caminhada, independentemente de qualquer sonho ou aspiração que tenhamos! Jamais devemos duvidar do que está escrito: “Abominação ao Senhor são os perversos de coração, mas os que seguem um caminho sincero são o Seu deleite” (Provérbios 11:20).

Em Deuteronômio 30:19 disse o Senhor algo que ainda vale para cada mortal: “O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”.

O patriarca Josué nos ajuda a escolher de modo inteligente e sensato ao dizer assim: “Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15).

Esta escolha pelo caminho bom, justo, íntegro, correto, sincero e de utilidade na vida, está profundamente ligado ao significado de nossas vidas!

Prof. Dr. Jean Alves Cabral

 

 

 

 

 


Leave a Reply

Pesquise no Site

Meu Consultório de Naturologia

“Sob circunstâncias especiais atendemos consultas na área de Naturologia Clínica. Atualmente minha agenda tem sido dividida com as outras áreas que divulgo no Site. Mas clique na foto e veja se posso lhe ajudar.”

Curso de Formação de Terapeutas Naturistas

“Você gostaria de ser um Terapeuta Naturista? Ou tem interesse em cuidar melhor de sua saúde para ter maior qualidade de vida? Conheça nosso Curso de Naturologia Clínica 100% Online ou as Unidades Presenciais onde Atuamos ligados a uma Faculdade. CLIQUE NA FOTO.” CLIQUE NA FOTO

Inclusão Educacional Superior!

“Conheça nosso Site sobre Inclusão Educacional Superior. Uma iniciativa para a justa promoção da dignidade da educação superior.” CLIQUE NA FOTO

Minhas Percepções Espirituais!

“Em minha carreira pessoal (não profissional) a conexão com o mundo teológico cristão sempre foi muito forte. Meu relacionamento com Cristo é desde os 13 anos. Neste espaço, exponho entendimentos, crenças e compromissos espirituais.” CLIQUE NA FOTO

Minha Posição Política!

“Sou um Liberal-Democrata. Isto significa que entendo o Mundo objetivamente como um lugar onde quatro palavras devem ser prioridade: liberdade, igualdade, inovação (científica / tecnológica) e empreendedorismo. Não acredito em nada além disto para o cenário político construtivo. Clique na foto.”

Vídeos