Esta Tal Felicidade!

Category : Artigos

George Santayanna, filósofo espanhol bem situado no clássico “História da Filosofia” de Will Durant – vendido nas bancas de revistas por duas décadas no Brasil e hoje livre na internet, disse:

“Que a vida vale a pena ser vivida é a mais segura das conclusões, mas, não sendo tal admitido, a mais louca das teorizações”.

O tema felicidade sempre é apresentado como uma “quimera”, uma “utopia”, um “sonho”, inalcançável para milhões de pessoas. Muitos associam esta assertiva com dinheiro, bens materiais; outros vão a extremos e dizem: não tem nada de material é só o ser e o espiritual.

Prefiro a dialética de Cristo: “não só de pão de vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4) – ou seja, em linguagem maiêutica/noética: o “pão” é o ter e a “palavra” é o ser. Os dois, JUNTOS, estão na base do equilíbrio existencial concreto e verdadeiro.

Mas, há quem confunda felicidade com euforia!

No Dicionário:

  • Euforia – “Sensação fisiológica de bem-estar”.
  • Felicidade – “bom êxito”; “contentamento”; “ventura”; “abençoado”; “muita sorte”.

No campo da psicanálise e especialmente da neurolinguística, tem-se dito que felicidade difere de sucesso na justa medida em que “sucesso é conquistar” algo que se planejou para alcançar; ao passo que a felicidade “seria o contentamento com o que se tem”. Não um contentamento inepto e relaxado, mas do tipo que nos faz alegrarmo-nos com o que já conquistamos.

 

Atrevo-me a afirmar que a felicidade é, pois, fruto de uma sorte que somente quem a merece pode desfrutar.

Mas, “sorte” no dicionário é: “Combinação de circunstâncias ou de acontecimentos que influem de um modo inelutável.” – para mim significa: “o preparo encontra a oportunidade” – isto é sorte.

Se uma pessoa se planeja, se põe em execução o plano com o esmero devido, encontrará a “boa sorte” = felicidade.

O merecimento está, portanto, na lealdade com que nos afinamos com o que afirmamos que queremos e nos colocamos em campo para conquistar. A felicidade, “a priori”, sendo fiel ao dicionário, é um resultado que só poderá ser desfrutado por alguém que se dedicou firmemente a conduzir-se na vida dentro de um plano de “causa e efeito” e, naturalmente, constituído de coisas que sejam sinônimas de saúde, vida, bem-estar, alegria, contentamento, bondade, fraternidade e outros componentes dos espíritos iluminados.

Concluo esta breve reflexão, dizendo junto do autor sacro, o que irei afirmar consistentemente como um padrão que tenho percebido em meus anos de estudos no campo da maiêutica, da noética e de minha bandeira filosófica (dogmaticamente assumida), que é fincada na perspectiva do pragmatismo utilitarista:

“Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias de tal modo que alcancemos corações sábios!” (Salmo 90:10).

Prof. Jean Alves Cabral

 

 


Leave a Reply

Pesquise no Site

Meu Consultório de Naturologia

“Sob circunstâncias especiais atendemos consultas na área de Naturologia Clínica. Atualmente minha agenda tem sido dividida com as outras áreas que divulgo no Site. Mas clique na foto e veja se posso lhe ajudar.”

Curso de Formação de Terapeutas Naturistas

“Você gostaria de ser um Terapeuta Naturista? Ou tem interesse em cuidar melhor de sua saúde para ter maior qualidade de vida? Conheça nosso Curso de Naturologia Clínica 100% Online ou as Unidades Presenciais onde Atuamos ligados a uma Faculdade. CLIQUE NA FOTO.” CLIQUE NA FOTO

Inclusão Educacional Superior!

“Conheça nosso Site sobre Inclusão Educacional Superior. Uma iniciativa para a justa promoção da dignidade da educação superior.” CLIQUE NA FOTO

Minhas Percepções Espirituais!

“Em minha carreira pessoal (não profissional) a conexão com o mundo teológico cristão sempre foi muito forte. Meu relacionamento com Cristo é desde os 13 anos. Neste espaço, exponho entendimentos, crenças e compromissos espirituais.” CLIQUE NA FOTO

Minha Posição Política!

“Sou um Liberal-Democrata. Isto significa que entendo o Mundo objetivamente como um lugar onde quatro palavras devem ser prioridade: liberdade, igualdade, inovação (científica / tecnológica) e empreendedorismo. Não acredito em nada além disto para o cenário político construtivo. Clique na foto.”

Vídeos